A UBM – União Brasileira de Mulheres
Convida para Ato público em
28 de Setembro de 2009
Pela não criminalização das mulheres e pela legalização do Aborto
A cada ano, 46 milhões de mulheres em todo o mundo recorrem ao aborto para interromper uma gravidez não desejada.
O aborto clandestino é perigoso para as mulheres porque não existem condições adequadas de higiene e segurança, na maioria das vezes quem realiza o procedimento não tem treinamento adequado nem aparato técnico que garantam a saúde das pacientes. As hemorragias, infecções e outras complicações de abortos inseguros são algumas das maiores causas de mortalidade materna.
A criminalização do aborto contribui para o aumento da gravidez não desejada e a mortalidade das mulheres, principalmente das mais pobres que não tem recursos econômicos e institucionais para uma interrupção segura da gestação.
No dia 28 de Setembro de 2009, organizações feministas, de direitos humanos e diversos movimento sociais realizarão ações espalhadas por todo o Brasil para fomentar o debate e a conscientização pela legalização do aborto, exigindo um tratamento laico do Estado sobre os direitos sexuais e reprodutivos, a liberdade de escolha e autonomia das mulheres sobre seus corpos e suas vidas, a oferta do aborto seguro pelos SUS, e a extinção dos processos judiciais sobre as mulheres que realizaram aborto.
· Dia 28 de Setembro de 2009 às 15 Horas
· Local: Praça da Sé
· Realização manifestações de movimentos sociais, tribuna popular, intervenções teatrais.
Direito ao aborto legal e seguro:
As mulheres decidem, A sociedade respeita, O Estado Garante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário