A Marcha das Margaridas é a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves.
Margarida Alves é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.
Esse ano a MARCHA tem o tema:
Desenvolvimento Sustentavel com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Será dia 17 de agosto em Brasilia, a União Brasileira de Mulheres tem papel fundamental nessa luta, na luta das mulheres, nesse segmento do campo e floresta, porém quando falamos em sustentabilidade socioambiental, nos voltamos a uma situação que nos atinge, pois a preservação da natureza nos garante qualidade de vida e aos nossos filhos também, assim como a sustentabilidade nos oferece condições de eliminação da pobreza, é uma bandeira grande que devemos erguer, para tanto reforço o convite feito pela nossa Coordenadora Nacional,Elza Campos, vamos participar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário