quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O protagonismo da mulher cubana nas transformações sociais

As mulheres cubanas são simultaneamente beneficiárias e protagonistas de todas as transformações realizadas a partir do triunfo da Revolução, enfatiza a mestra em Ciências Mariela Castro Espín.

 
Em entrevista à Prensa Latina, a diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) declarou que a Federação de Mulheres Cubanas, criada em 1960, promoveu mudanças substanciais nas políticas e nas leis, não somente nas que se referem às mulheres, mas também à infância e à juventude.

A emancipação da mulher foi – como disse Fidel Castro – “uma revolução dentro da revolução”, recordou Mariela. A diretora do Cenesex participou ao lado de Alberto Roque, especialista em Medicina Interna e colaborador desse centro, do simpósio "Por uma civilização da emancipação humana" organizado na França pela associação Elan Retrouvé.

"Pessoalmente, esta participação está sendo muito enriquecedora e, no profissional, muito útil, porque nos deu a oportunidade de conhecer importantes experiências de trabalho aqui na França e é possível que surjam alguns projetos de cooperação no campo acadêmico", disse.

Castro Espín elogiou o nível científico do encontro de três dias, no qual foram analisados em profundidade temas como a orientação sexual, identidade de gênero, os direitos humanos, a aids e a atenção integral aos transexuais, entre outros.

Quanto aos trabalhos atualmente em desenvolvimento no Cenesex, ela destacou os projetos contra a gravidez na adolescência e a homofobia, além da articulação da educação sexual nas escolas, com a preparação dos professores principalmente em relação à prevenção da aids.

A mestra em Ciências ofereceu uma conferência aos alunos do Instituto de Altos Estudos da América Latina. Também participou de um encontro na sede da embaixada de Cuba na França com o pessoal diplomático, membros de organizações de solidariedade e amigos da Revolução.

Fonte: Prensa Latina



Nenhum comentário: