segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ciência, tecnologia e gênero - evento inédito na UTFPR em Curitiba

Acontece em Curitiba de 5 a 9 de abril o VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, campus de Curitiba, na Av. 7 de Setembro, 3165). É a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que tem como principal objetivo discutir a participação da mulher no campo científico e tecnológico das universidades e institutos de pesquisa dos países iberoamericanos. "Por ser inédito no país, o congresso disponibiliza espaço para o debate local sobre os temas e a difusão do conhecimento sobre as pesquisas realizadas pelas mulheres brasileiras", comenta a professora do PPGTE e integrante da comissão organizadora, Nanci Stancki da Luz.


Objetivos do Congresso

1.Criar um espaço de discussão entre pesquisadoras e pesquisadores sobre a participação das mulheres no campo científico-tecnológico das universidades e institutos de pesquisa dos países íberoamericanos.


2.Visibilizar a participação feminina nas pesquisas científico-tecnológicas em todas as áreas do conhecimento, proporcionando novas discussões epistemológicas e críticas, provenientes tanto da crítica feminista da ciência, como das ciências sociais, biológicas e físicas.


3.Possibillitar o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores iberoamericanas/os a fim de promover pesquisas em conjunto, parcerias, estudos comparativos, enriquecendo assim as áreas da ciência tecnologia e gênero.


4.Ampliar a inserção de pesquisadoras e pesquisadores brasileiras/os no grupo de estudos iberoamericanos sobre ciência, tecnologia e gênero, ressaltando a importância de se construir genealogias, redes e comunidades de conhecimento que valorizem os contextos da sua produção, construção e transmissão.


5.Debater sobre a participação paritária de cientistas homens e mulheres nos postos de decisão de órgãos de fomento à pesquisa científico-tecnológica, identificando os obstáculos que impedem hoje a equidade de gênero nestes postos.


6.Inserir na discussão da ciência, tecnologia e gênero a temática da educação científico-tecnológica, propondo a criação de políticas públicas que conduzam à participação mais efetiva e igualitária das mulheres na ciência e na tecnologia.

Para mais informações, visite o site da UTFPR.
-------------------------------
Fonte: CREA-PR e UTFPR

Nenhum comentário: