O evento "Mulher: Mais Política, Mais Poder" será lançado no dia 16 de abril, às 17h30m, na Rua Pedro Ivo, 750, primeiro andar, na capital do Paraná.
O impasse da dupla jornada de trabalho, a carga dos serviços domésticos, a visão ainda patriarcal de nossa sociedade, tem contribuído para que a mulher continue afastada da vida pública refletindo no pequeno número de mulheres nos parlamentos e cargos executivos.
De acordo com a coordenadora da UBM-PR, Elza Maria Campos, entre 1987 e 2002, 76 deputadas chegaram à Câmara Federal, que conta com mais de 500 parlamentares. Em 2006 este número aumentou na Câmara mas ainda não chega a 9% do total de deputad@s, colocando o Brasil entre os 60 países com pior participação de mulheres no Congresso Nacional. O Paraná não tem representação na Cãmara, nesta legislatura. É fundamental superar a sub-representação feminina na política e em todos os espaços de poder para impulsionar o avanço da democracia no Brasil.
Destaca ainda a coordenadora que, diante das denúncias de corrupção que envolvem centenas de funcionários "fantasmas" da Assembléia Legislativa do Paraná, a UBM vem se somando a esta luta justa para que sejam apuradas todas as denúncias, os envolvidos sejam responsabilizados, presos e o dinheiro roubado seja devolvido para aplicação em políticas públicas.
A UBM defende um mundo de igualdade contra toda a opressão e entende que, para impulsionar a democracia em nosso país, é preciso ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder, o que inclui a luta contra a corrupção, pela apuração rigorosa das irregularidades e punição de culpados e culpadas.
Assim, o Curso programado pela Entidade, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, tem papel relevante no enfrentamento desta desigualdade.
O curso organizado pela UBM é gratuito e terá 140 horas de duração, distribuídas em 5 módulos:
1 - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social;
2 – Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não lesbofóbica;
3 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;
4 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;
5 – Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.
Sobre a UBM-Paraná
A UBM – Seção Paraná é vinculada à União Brasileira de Mulheres (UBM), organização feminista que congrega mulheres na luta contra a discriminação de gênero, racial, de geração, de orientação sexual ou de qualquer natureza. Volta-se para a defesa dos direitos e reivindicações da mulher, contra a opressão da mulher e por sua emancipação. Atua no sentido da participação da mulher ao lado de outros segmentos da sociedade na garantia da soberania nacional, dos direitos sociais; por um Brasil com igualdade social e de gênero, livre de toda exploração é opressão.
----------
Serviço:
Mais informações em União Brasileira de Mulheres-PR, com Elza Campos (coordenadora geral), móvel: 9901-8699; e com Graciela Scandurra, fone:3026-1504.
Email: ubmparana@yahoo.com.br
Um comentário:
Como faço para garantir minha participação no curso? Não posso nos sábados, é possível assim mesmo?
Postar um comentário