quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UBM PR realiza visita a deputada estadual Luciana Rafagnin

Carol Lobo, Janaína Craveiro, Maria Zuleica e a dep. estadual Luciana Rafagnin
A UBM PR se reuniu na dia 25 de outubro, com a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), para apresentar a campanha: Pelo fim da violência contra mulheres e meninas – por mim, por nós e pelas outras.

A deputada estadual declarou apoio a campanha e abrirá a sessão do dia 31 de outubro às mulheres, com a leitura da carta da UBM a sociedade paranaense e seu pronunciamento. Além de outras ações, em conjunto, que venha denunciar qualquer tipo de violência contra mulheres e meninas e o fortalecimento da lei Maria da Penha

A campanha tem como bandeira o assassinato cruel da menina Rachel Lobo Oliveira Genofre, de apenas 9 anos, vítima de violência sexual e espancamento, que dia 03 de novembro completa 3 anos desse crime brutal, até hoje sem solução.

Luciana Rafagnin está a frente na luta por elaboração e implementação de políticas públicas para mulheres, tendo como bandeira a aposentadoria para dona de casa, programas de moradia urbana, além de um olhar sensível a mulher do campo e a agricultora.

A integração da deputada Luciana Rafagnin na campanha realizada pela UBM PR é um importante passo para avançarmos e termos voz no legislativo, setor onde ainda as mulheres são minoria (apenas 4 deputadas em um universo de 50), um espaço fundamental de poder, que necessita se sensibilizar e legislar em favor do povo paranaense.

Conheça a deputada Luciana Rafagnin, essa mulher guerreira, que faz toda diferença na ALEP e no poder público:

Filiada ao Partido dos Trabalhadores de Francisco Beltrão desde 1989, a deputada estadual Luciana Rafagnin é um espelho da participação da mulher na sociedade. Cientista política e agricultora familiar, ela começou sua caminhada de atuação pelos movimentos sociais do Sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no sindicato dos trabalhadores rurais de Francisco Beltrão.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores de Francisco Beltrão desde 1989, a deputada estadual Luciana Rafagnin é um espelho da participação da mulher na sociedade. Cientista política e agricultora familiar, ela começou sua caminhada de atuação pelos movimentos sociais do Sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no sindicato dos trabalhadores rurais de Francisco Beltrão. Criada na lida da roça, ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 1992 — a primeira do PT no município. Reelegeu-se em 1996, foi duas vezes candidata pelo PT à prefeitura de Francisco Beltrão e concorreu três vezes a uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná. Em 2002, foi eleita a deputada estadual mais votada da história do Paraná até então, com 53.338 votos. Com esse resultado, fez também a segunda maior votação do Partido dos Trabalhadores. Foi a primeira mulher e primeira representante da agricultura familiar a assumir a Presidência da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Paraná (2006).  Força feminina na política

Luciana foi reeleita deputada estadual em 2006 com 37.966 votos, sendo a mais votada do PT para a Assembléia Legislativa naquele pleito. Mas foi nas eleições de 2010 que ela consagrou sua maior aprovação popular, recebendo 54.277 votos. Para reforçar o valor da mulher na política, ela se dedica, atualmente, a fortalecer e contribuir para uma maior organização das mulheres, seja na instância partidária, seja na participação efetiva nas entidades do movimento social, nos conselhos de gestão pública, nos parlamentos e no Executivo. Em fevereiro de 2007, Luciana foi eleita pelos colegas deputados para assumir a 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Paraná. Foi a primeira vez em 60 anos de presença feminina na Assembléia que uma mulher assumiu um cargo dessa importância na administração do Poder Legislativo. Além de ter sido a primeira parlamentar do Partido dos Trabalhadores a ocupar uma função dessa importância na Casa de Leis do Paraná. Em 2009, reassumiu a presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia e se firmou também como presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN) do Paraná. Atualmente, exerce a função de líder da bancada do PT no Legislativo Paranaense e preside da FPSAN, importante para a articulação no estado das ações do Brasil Sem Miséria.

Nenhum comentário: