sábado, 17 de abril de 2010

Mais formação para aumentar presença da Mulher nos espaços de Poder


A União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná realizou ontem (16/04), em Curitiba, o lançamento do Projeto Nacional “Mulher: Mais Política, Mais Poder”, que reuniu mais de 50 lideranças do movimento social e feminista da capital e do Paraná. Trata-se de um Curso de Formação promovido nacionalmente pela UBM, ocorrendo consecutivamente em seis capitais brasileiras, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Prestigiaram o evento, entre outras lideranças, a Comissão da Mulher Advogada, representada por Sandra Lia Bazzo; a secretária estadual de mulheres do PT, Antonia Passos; a coordenadora da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Alaerte Leandro; a presidente da Federação de Mulheres do Paraná, Alzimara Bacellar; a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Ângela Martins; Úrsula Zanon, Presidente da Federação de Associação de Pais e Professores do Paraná; Neuralice Maina, do Sindicato das Secretarias do Paraná; Ivonir Marcondes, Secretária de Mulheres da CTB–Paraná.

Participantes que fizeram uso da palavra parabenizaram a iniciativa da UBM, reconhecendo a importância da formação das mulheres para impulsionar sua participação nos espaços de poder, principalmente no controle social das políticas públicas. A coordenadora da UBM–PR, Elza Campos, recordou Charles Fourier, socialista utópico francês que já no começo do século 19 afirmava: “o grau de emancipação da mulher numa sociedade é o barômetro natural pelo qual se mede a emancipação de um povo”. Sublinhou Elza que “o curso da UBM tem como finalidade central empoderar as mulheres e contribuir para o fortalecimento delas nos espaços de poder”.

Foi destacado que este curso acontece em momento especial da vida do país – ano de eleições presidenciais e para renovação do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas Estaduais. Acredita-se que, no Paraná, pela primeira vez em sua história, há real possibilidade de uma mulher conquistar uma vaga no Senado. Mais relevante ainda, havendo na disputa da Presidência da República as pré-candidaturas de Dilma Rousseff e de Marina Silva, existe a oportunidade concreta de ser eleita a primeira Presidenta em 120 anos de nossa República, permitindo dar continuidade a um projeto de desenvolvimento soberano do país.

A bela voz da coordenadora da UBM Isabel Correa acrescentou um caráter festivo ao evento, seguindo-se um coquetel com sorteio de brindes (gravuras da artista plástica e coordenadora do projeto em Curitiba, Graciela Scandurra).

Em Curitiba, o Curso será realizado em parceria com o Sindicato das Secretárias, Faculdade Camões, Agência do Trabalhador, CTB e outras entidades e instituições. As aulas serão ministradas por professoras graduadas e pós-graduadas em Nível Superior, com vivência nos Movimentos Sociais, Fátima Silva e Freitas, Sandra Basso, Isabel Correa e Maria Aparecida Spranger.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a querida professora Elza por sua luta e sua garra e a toda equipe da UBM.
Farei o curso!

Sueli Coutinho disse...

Foi maravilhoso participar do lançamento deste projeto da UBM por duas razões: 1ª - prestigiar as companheiras da UBM que mais uma vez criam espaços para que a mulher desponte e ocupe seu lugar como cidadã de fato na nossa sociedade; 2ª - encontrar amigas e companheiras de luta de quem sempre me orgulho de partilhar nossas caminhadas: Elza, Graciela, Fátima,Fátima Pimentel, Angela, Alaerte, Neuralice, Toninha, Miriam, Manu e tantas outras que estavam lá.